Para participar, os grupos de pesquisa precisam ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, preferencialmente, com conceitos de excelência 5, 6 ou 7. Os pesquisadores também precisam fazer a publicação conjunta de artigos técnico-científicos, e o coordenador do projeto, comprovar o título de doutor há pelo menos cinco anos, além de ter a equipe composta por no mínimo dois doutores. O grupo também deve se comprometer a formar recursos humanos, entre outros requisitos.
Além da bolsa de estudos, a Capes paga transporte aéreo, diárias, seguro-saúde e auxílio-instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho ou de estudo. Após a aprovação, os trabalhos podem ser realizados em dois anos, renováveis por mais dois.
O edital também prevê a vinda de doutores e pesquisadores cubanos ao Brasil. O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.
Mais informações, inscrições e edital na página da Capes na internet.
MEC Assessoria de Comunicação Social