Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), busca jovens doutores motivados para se juntar ao grupo. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. A pesquisa a ser feita pelos pós-doutorandos está vinculada ao Projeto Temático “Informação quântica com variáveis contínuas de átomos e luz”, coordenado pelo professor Marcelo Martinelli.
O grupo tem estudado a interação de luz com meios atômicos coerentemente preparados em situações de Transparência Induzida por Laser e emaranhamento de feixes intensos de luz produzidos por Oscilador Paramétrico Óptico (OPO).

Entre os objetivos principais do Projeto Temático estão: estudo de um protocolo de distribuição quântica de chaves criptográficas usando feixes gêmeos do OPO; realização de teletransporte com conversão de cor, usando os feixes gêmeos, cujas frequências são distintas; estudar o emaranhamento tripartite recentemente gerado entre os feixes de bombeio, sinal e complementar do OPO; e estudo do fenômeno de “morte súbita de emaranhamento” em variáveis contínuas, recentemente descoberto pelo grupo.

“Temos mostrado novas implicações do emaranhamento em variáveis contínuas em átomos e campos e suas aplicações para comunicação e informação quânticas. Somos membros da rede nacional INCT – Informação Quântica e mantemos parcerias com laboratórios no Brasil e no exterior”, destacou Martinelli.

Uma lista completa de publicações recentes do grupo pode ser conferida no endereço: http://lattes.cnpq.br/3753627053150603.

Interessados devem procurar os professores Marcelo Martinelli (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou Paulo Nussenzveig ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), enviando currículos até o dia 20 de julho de 2012.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.578,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP