O presidente da comissão organizadora do concurso, professor Paulo Marcos Mottos Barnabé, alerta que a inscrição é feita individualmente, mas o trabalho pode ser realizado em equipe. Se o projeto for selecionado para contratação, é necessário que o arquiteto tenha firma criada. "O concurso é uma oportunidade para a reflexão sobre a arquitetura e a sustentabilidade ambiental. É a democratização de um mercado de trabalho de arquitetura de excelência", afirma o presidente.
O lançamento de concurso público para criação do projeto de um edifício é inédito na UFPR, e ocorre em um momento especial - o centenário da instituição e os 50 anos do departamento de Arquitetura e Urbanismo. Maria Luiza Marques Dias, coordenadora do Plano Diretor da universidade, acredita que a localização do campus Cabral, em frente ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e próximo à Igreja Bom Jesus, é privilegiado, e espera que surja um prédio com arquitetura diferenciada e com qualidade.
O terreno do campus onde hoje estão o Departamento de Comunicação Social, a Imprensa Universitária, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e a TVUFPR foi reaquirido da Previdência Social. O prédio da antiga Escola de Florestas, construído no início do século XX e que ocupa a porção central do terreno, não deve ser demolido para a construção do novo prédio. O espaço é de 15 mil m2 e recebeu autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo para a construção de um prédio de até oito andares, com potencial de ocupação de 30 mil m2. O novo prédio deve incluir ainda os cursos de Artes e Design e uma livraria para a Editora da UFPR.