“Trata-se do segundo maior processo de concessão de Bolsas Sociais do Centro Universitário, só perdendo para o processo de 2005, quando passamos a ser filantrópicos”, explica Alexandre Fabri, gerente de Marketing da Instituição.
Poderão concorrer todos os estudantes que possuam o Ensino Médio completo e não tenham concluído nenhum curso superior. Na primeira fase, não é necessário estar matriculado em cursos do Unileste. A matrícula só será exigida após a seleção dos bolsistas.
“Dessa forma, tanto aqueles que não frequentam um curso de graduação quanto aqueles que já iniciaram os estudos em outras instituições de ensino terão tempo hábil para efetuar a matrícula e se beneficiar das bolsas ofertadas”, ressalta Alexandre.
As inscrições estão abertas até as 15h do dia 31 deste mês e deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.unilestemg.br/bolsasocial. Após o preenchimento do formulário online, os inscritos deverão entregar uma cópia impressa da candidatura, juntamente com a documentação exigida, no campus de Coronel Fabriciano, nas datas constantes no edital conforme o curso escolhido. Se contemplado pelo benefício, o estudante que ainda não for aluno do Unileste deverá realizar transferência ou alcançar aprovação do Vestibular 2º/2012 e realizar a matrícula até o dia 18 de julho.
Uma vez concedida, a Bolsa Social é válida para todos os períodos subsequentes do curso em que o aluno estiver matriculado, desde que o estudante cumpra exigências legais que vigoram nos editais de renovação, como presença nas aulas e rendimento acima da média de aprovação. As bolsas oferecidas não são de financiamento como o Fies, e sim gratuidades por filantropia, ou seja, uma modalidade na qual não é preciso pagar o valor da bolsa ao final curso.
Requisitos
Para participação no processo de seleção e concessão de Bolsa Social, os estudantes devem: comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos para bolsas parciais de 50% e de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais de 100% (conforme Lei 12.101/2009); inscrever-se no Programa de Assistência Social Educacional nas datas previstas no Edital; não participar de outro tipo de benefício público, como por exemplo o ProUni (exceto financiamentos); e não serem graduados.
Financiamento estudantil
Além dos programas de bolsas de estudos, como o Bolsa Social e o ProUni, os alunos do Unileste podem contar com linhas de financiamento governamentais e privadas, como o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Crédito PraValer. Caso queira, o bolsista poderá requerer o financiamento do restante do valor do curso a partir de outras formas de crédito estudantil disponíveis na Instituição. Outras informações sobre financiamentos podem ser consultadas em www3.caixa.gov.br/fies e/ou 0800 774 8777 (PraValer).