Para ambos os programas, o candidato precisa ter entre 18 a 30 anos até o dia de assinatura de contrato de adesão, ser aluno de curso de graduação ou pós-graduação, de instituição pública ou privada, ou ser profissional formado há, no máximo, dois anos.
Cidadão Global
O programa objetiva desenvolver empreendedorismo e responsabilidade social nos participantes, permitindo os intercambistas vivenciar uma experiência cultural de impacto social através do trabalho voluntário em ONGs e projetos educacionais.
São oferecidas 8.883 vagas para mais de 20 países, como Itália, Polônia, Turquia, Colômbia, Índia, China e Quênia. O projeto tem duração de seis a 12 semanas e é preciso saber inglês ou espanhol a partir do nível intermediário.
Os interessados em viajar nos meses de julho e agosto devem se inscrever até a primeira semana de junho. Após essa etapa, o candidato participa de uma reunião de alinhamento com dirigentes da Aiesec JF, que irão apresentar o programa, esclarecer dúvidas e conhecer as expectativas dos pretendentes. “As vagas ficam disponíveis o ano todo. Porém, o foco e a maior oferta estão concentrados nos períodos de férias, no começo e no meio do ano”, afirma a diretora de Intercâmbios Sociais da Aiesec JF, Paula Lima.
A inscrição é gratuita através do site da Aiesec. O aluno deve arcar a taxa de adesão no programa Cidadão Global, no valor de R$ 900, caso seja aceito. Os custos da viagem são por conta do interessado. Vários projetos, no entanto, oferecem acomodação e alimentação.