A pesquisa está inserida no âmbito de um edital conjunto da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) focado em tecnologias aplicadas ao setor de Saneamento. Assim, o projeto, cujo título é Desenvolvimento e aplicação de sistema de monitoramento contínuo de tamanho de flocos visando otimização da coagulação / floculação e filtração, busca validar um equipamento a ser desenvolvido pelo ITA para ser empregado nas estações de tratamento de água.
Na divisão das tarefas, cabe à UCL a transferência tecnológica; ao ITA, o desenvolvimento da parte eletrônica; e à Unesp, os estudos de validação e correção aplicados. Rodrigo Moruzzi coordena a parte do trabalho realizada na Unesp, que além do pós-doutorado, terá direito à oferecer bolsas de iniciação científica e mestrado.
“Nosso trabalho é determinar a função de distribuição de tamanho de partículas por meio de método de análise de imagem em sistema operando em escoamento contínuo, assim como estabelecer correlação e critérios para correção do sinal gerado por equipamento a ser desenvolvido”, detalha Moruzzi, que é professor do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Geociências, e Ciências Exatas (IGCE), Câmpus de Rio Claro.
Jovens doutores
A bolsa de pós-doutorado da Fapesp é voltada a cientistas muito promissores, que tenham obtido o título de doutor há menos de sete anos e que sejam aprovados em processo de seleção. O valor pago é de R$ 5.578,80 mensais. Interessados devem enviar currículo, carta de interesse e duas cartas de recomendação até 31 de maio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .