A competição é uma iniciativa destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos do ensino médio e estudantes universitários de graduação.
“A olimpíada desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes”, disse o coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira.
Em 2011, mais de 190 mil alunos e seus professores participaram da olimpíada, que é aplicada em três fases. Este ano a prova da primeira fase será realizada no dia 16 de junho, a segunda fase em 22 de setembro e a terceira e última fase nos dias 27 e 28 de outubro. A divulgação dos resultados será feita em dezembro.
Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 16ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2013. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.
A Olimpíada Brasileira de Matemática, competição realizada desde 1979, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
Mais informações: www.obm.org.br.
Agência FAPESP