O projeto está vinculado ao Temático “Desenho organizacional do programa BIOEN: propriedade intelectual, mecanismos de incentivo e avaliação e impactos”, financiado pela FAPESP. Também está inserido no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes.
O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as funções, os mecanismos e as implicações da apropriação do conhecimento nas atividades agrícolas e examinar como vem se conformando o uso da propriedade intelectual na organização de arranjos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na agricultura.
A análise é feita por meio de estudos de caso de culturas como cana-de-açúcar, soja, flores, milho e algodão. A bolsa é por um período de dois anos e o valor é de R$ 3,3 mil mensais.
Para se candidatar é preciso ser brasileiro ou possuir visto permanente no país, estar em dia com as obrigações eleitorais, possuir diploma de doutorado há no máximo cinco anos e currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto.
Também é exigida dedicação exclusiva às atividades de pesquisa e não pode possuir vínculo empregatício ou ser aposentado.
Os interessados devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , aos cuidados de Adriana Teixeira. No assunto da mensagem deve ser colocado PNPD 2009.
Mais informações pelo site http://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_PNPD2009.pdf.
Agência FAPESP