Com isso, a FAPESP espera uma maior rapidez na tramitação dessas solicitações, ao mesmo tempo em que se mantém a possibilidade da comparação com qualidade entre as solicitações em cada lote de análise.
A análise continuará usando pareceres de assessoria, analisados em sessões (agora mensais) de Análise Comparativa nas Coordenações de Área e Coordenação Adjunta.
Quando o sistema entrar em regime estacionário, espera-se que o prazo para análise seja similar àquele praticado para o caso das solicitações de doutorado, que foi de 74 dias em 2011 – este é um prazo médio, não devendo ser usado como prazo máximo, e não deve ser entendido que a solicitação deve ser feita 74 dias antes da data em que se deseja a bolsa.
Como já vem sendo feito desde 2009, as solicitações deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe).
As instruções completas para a apresentação de propostas de Bolsas de Mestrado estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ms.
Para o preenchimento dos formulários eletrônicos recomenda-se consultar o Manual SAGe para Submissão de Propostas de Mestrado: www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage_ms.pdf.
Devido à mudança na tramitação, será necessário que os interessados que elaboraram propostas no SAGe antes de 27/12/2011 às 15h, bem como aqueles interessados em submeter solicitações de reconsideração, alterem no SAGe a linha de fomento/divulgação de suas propostas – ver as seções: "Alterando a linha de fomento/divulgação de uma proposta para Fluxo Contínuo - Cópia de Proposta" ou "Alterando a linha de fomento/divulgação de uma proposta para Fluxo Contínuo – Reconsideração", respectivamente, do Manual SAGe, no endereço especificado acima.
Agência FAPESP