A intenção é destacar trabalhos inovadores que tenham o foco nos temas mais urgentes da sociedade brasileira, como saneamento, agricultura sustentável, sustentabilidade energética, transportes e mobilidade urbana, entre outros.
A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e o apoio oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, entre outros parceiros.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destaca a importância do prêmio para a área tecnológica brasileira. "Além de ser uma forma de divulgar e chamar a atenção para a área pela repercussão da mídia, o prêmio contribui para atrair e incentivar jovens a ingressar na carreira, como já vem ocorrendo com a Olimpíada de Matemática", afirma.
O regulamento do prêmio e todas as informações para inscrição estão disponíveis aqui. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro, em Brasília.
(Com informações da Comunicação do Prêmio Brasil de Engenharia)