“O ideal é que todos os alunos de escolas públicas de Campinas se inscrevam no ProFIS, porque é gratuito e esta é uma chance do estudante ingressar na Unicamp”, comenta o coordenador do programa, Francisco Magalhães Gomes.
Para selecionar os estudantes, a equipe do ProFis vai observar os melhores desempenhos no Enem, por escola de Campinas. As 92 escolas públicas terão direito a uma vaga. As outras 28 vagas serão distribuídas para os segundos colocados, também levando em conta a nota do Enem. Serão 11e chamadas até março de 2012.
O ProFIS é o curso piloto de ensino superior da Unicamp voltado aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e, neste último ano de 2011, estão matriculados em instituições de Campinas. O currículo inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer diferentes profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.
Para quem está indeciso em relação à escolha da faculdade o ProFis é determinante. Depois de um semestre de curso, a aluna Fabiana Ferreira dos Santos, que veio da Escola Coriolano Monteiro, resolveu tentar uma vaga em Ciências Sociais. “Eu tinha dúvidas entre Filosofia e História, mas, estando aqui na Unicamp, eu passei a conviver com as pessoas do curso de Sociais e me interessei mais pelo curso”.
Outra aluna do ProFis, Juliana Cazassani, da Escola Estadual Parque Oziel, também espera conseguir uma vaga no curso de Ciências Sociais. Ela considera o ProFis um curso puxado: “a gente veio de uma realidade bem distinta e como você está na universidade, tudo é muito diferente. Temos que aprender para a vida agora, é um desafio”.