Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com base no desempenho do Cesumar nos Programas de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI e, de acordo com o que estabelece o programa Ciência sem Fronteiras, a Diretoria do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) aprovou a concessão de 14 bolsas para graduação Sanduíche no Exterior (SWG), com duração de 12 meses, para os alunos do Cesumar.
O programa Ciência sem Fronteiras, responsável pela concessão das bolsas, é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico das instituições, caracterizado por critérios de excelência identificados conforme chamada pública do programa. Os estudantes selecionados para o programa fazem estágio em outro país e trocam experiências profissionais e acadêmicas validadas no currículo da formação.

O aluno de graduação, nas áreas prioritárias ou correlatas, receberá uma bolsa de estudos, além das passagens, auxílio instalação e seguro saúde, para cumprir programa de mobilidade.  As bolsas são ofertadas nas três grandes áreas do conhecimento, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias e Ciências da Saúde.  Parte do estágio acontece em atividades acadêmicas, em sala de aula, e outra parte em laboratório de pesquisa ou empresas.

O Cesumar, como uma das universidades brasileiras participantes do programa, por meio da Diretoria de Pesquisa, publicará o seu edital de seleção interna e cronograma, que deverá aceitar as candidaturas até o dia 20 de setembro, estabelecendo os acordos de cooperação e convênios necessários para o reconhecimento mútuo das atividades acadêmicas realizadas.

Para saber mais informações sobre as bolsas do programa Sanduíche no Exterior , acesse o endereço:  http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/GraduacaoSanduicheEUA_ChamPubl-01_2011.pdf .

Outras informações também estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa do Cesumar, acesse: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/ .

Assessoria de Imprensa Cesumar