Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
premio-jovem-cientistaOs candidatos ao XXV Prêmio Jovem Cientista têm agora até o dia 5 de setembro, próxima segunda-feira, para se inscrever pela internet ou pelos Correios – no caso de estudantes do ensino médio. O prazo de inscrições, que terminaria hoje (31), foi prorrogado. O regulamento completo do prêmio, que nesta edição tem o tema Cidades Sustentáveis, as linhas de pesquisa e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.jovem cientista.cnpq.br. A XXV edição do Prêmio Jovem Cientista oferece cerca de R$ 600 mil em prêmios, incluindo as bolsas de pesquisa oferecidas pelo CNPq.
O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.
Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.
O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República em exercício e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão “Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", “Saúde da População – controle da infecção hospitalar” e “Educação para reduzir as desigualdades sociais”. No ano passado, com o tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”, o prêmio recebeu 2.158 inscrições de todo o país, sendo 158 na categoria Graduado; 75 na categoria Estudante do Ensino Superior e 1.925 na categoria Estudante do Ensino Médio.
 
Números do PJC de 1981 a 2010:
15.000 inscritos
158 pesquisas premiadas
3.300 instituições de ensino e pesquisa mobilizadas na divulgação
26.000 escolas de ensino médio mobilizadas na divulgação