É necessário que o estudante tenha alcançado a média geral igual ou superior a 70%, tenha atingido nível intermediário ou avançado da língua do país de destino (espanhol), comprovado através de certificado (Dele, Celu ou similar).
O programa foi anunciado pelo Santander no II Encontro Internacional de Reitores, realizado em 2010. Com cinco anos de duração, de 2011 até 2015, a proposta incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduação durante seis meses entre universidades íbero-americanas. A iniciativa tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica; criar novas frentes de colaboração, reciprocidade; e fortalecer o intercâmbio bilateral, além de estreitar o relacionamento entre universidades dos países ibero-americanos por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável.
No Brasil, 49 universidades serão beneficiadas com o total de 265 bolsas de estudos, com valor equivalente a €3 mil. Serão atribuídas cinco bolsas aos alunos de graduação da PUC Minas. Os estudantes contemplados com outras bolsas do Santander Universidades não poderão se candidatar para este programa.
Os interessados podem preencher o formulário disponível no site do Banco Santander pelo Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades.
Mais informações na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan): 3319-4245 ou no edital.