A NSF oferece financiamento a pesquisadores dos Estados Unidos que organizem cooperações em pesquisa com colegas de outros países. A NSF financia, nos projetos aprovados, as despesas do cientista daquele país, mas não a dos pesquisadores parceiros.
Ao financiar projetos de pesquisadores em São Paulo, a FAPESP amplia a possibilidade de que a associação do parceiro paulista com o parceiro nos Estados Unidos resulte em um projeto de maior porte e maior ousadia científica.
Os projetos à NSF devem ser submetidos até 1º de setembro de cada ano pelo pesquisador nos Estados Unidos. Para a submissão em São Paulo, em 2011 a FAPESP receberá propostas dos pesquisadores em São Paulo associados a colegas nos Estados Unidos até 10 de outubro.
"O estabelecimento de cooperações internacionais em pesquisa é um dos importantes desafios para que se possa aumentar o impacto da ciência feita em São Paulo. Este acordo permitirá criar oportunidades de colaboração com cientistas dos Estados Unidos que estão entre os melhores do mundo, também devido à forte seletividade da NSF", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.
As propostas devem ser apresentadas, em inglês, à FAPESP por pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo.
As propostas devem ser encaminhadas como Auxílio à Pesquisa – Regular, seguindo todas as condições e restrições dessa linha de fomento, exceto nos aspectos estabelecidos nesta chamada. Somente serão elegíveis as propostas envolvendo ambas as partes. Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável junto à NSF e um pesquisador responsável no Estado de São Paulo.
Mais informações no texto completo da chamada, em: www.fapesp.br/6515.
Agência FAPESP