Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufpa-logoA Universidade Federal do Pará (UFPA) tem aumentado o número de Bolsas de Iniciação Científica, graças à parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) com agências de fomento e com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Em 2011, são mais de 900 bolsas voltadas para alunos de graduação.
“Esse crescimento quantitativo tem sido acompanhado, também, de um avanço qualitativo do trabalho de pesquisa realizado na UFPA, favorecendo tanto o incremento da formação na graduação, quanto o fortalecimento dos grupos de pesquisa da Instituição e a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu”, assegura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação daUFPA, Emmanuel Tourinho.

O dirigente da Propesp atribui os avanços do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), entre outros, ao esforço conjunto da Universidade. De um lado, a Proex elevou o número de bolsas do Subprograma PIBIC-UFPA-Ações Afirmativas. De outro, a Propesp elevou as cotas de bolsas dos Subprogramas PIBIC-UFPA, PIBIC-UFPA-Campi do interior e ProDoutor/PARD.

“Esta parceria se consolida em excelente patamar, integrando políticas de apoio ao estudante carente com políticas de qualificação da graduação por meio da formação avançada em pesquisa”, defende Emmanuel Tourinho.

Ações Afirmativas - Para a Proex, a expansão da atividade de pesquisa deve estar articulada com a política de assistência estudantil da Universidade. Isto é possível com a ampliação das Bolsas de Iniciação Científica por meio da criação de bolsas específicas para alunos em condições de vulnerabilidade econômica, as quais passam a aliar a perspectiva desses estudantes aos núcleos de produção de conhecimento novo.

“Este estímulo da assistência estudantil favorece a oxigenação da cultura acadêmica ao captar as dimensões daqueles alunos de origem popular a experimentarem o ambiente de investigação com a expectativa de comprometer maior investimento na formação de ciência e cidadania”, salienta o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur Neves.

Além das bolsas que estão sendo implantadas a partir de agosto, a UFPA ainda aguarda a cota de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e a cota do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti) do Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PIBIC 2011/2012 - O resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2011 encontra-se publicado na página da Propesp. Os docentes contemplados com bolsas no edital do PIBIC ou nos programas específicos devem cadastrar os discentes que as receberão, utilizando, para isso, o sistema online disponibilizado pela Propesp.O discente interessado em ingressar no PIBIC deve procurar os docentes de seu curso contemplados com bolsa para informar-se sobre o processo de seleção dos bolsistas.

Serviço:

Informações Bolsas de Iniciação Científica

Local: Diretoria de Pesquisa da Propesp

Telefones: (91) 3201-7527 / (91) 3201-7657.

E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Home Page: www.propesp.ufpa.br ou http://www.pibic.ufpa.br/

Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação