O Prêmio Passo Fundo Zaffari & Boubon de Literatura deste ano entregará ao vencedor R$ 50 mil a mais do que nas seis edições anteriores, totalizando R$ 150 mil e consolidando-se cada vez mais como um dos maiores prêmios da cena literária brasileira. A premiação é destinada ao melhor romance de língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2009 e maio de 2011.
Além de escritores brasileiros, o Prêmio Zaffari & Bourbon tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal, e também de nações fora da comunidade lusófona, como Inglaterra e Tailândia. Na última edição, em 2009, o vencedor foi Cristovão Tezza, com o livro O filho eterno.
Instituído a partir de 1999, o primeiro prêmio foi conquistado por Sinval Medina, com a obra Tratado da altura das estrelas. Na edição seguinte, em 2001, dois autores dividiram a premiação: Antônio Torres (Meu querido canibal) e Salim Miguel (Nur na escuridão). O Passo Fundo Zaffari & Bourbon teve ainda como vencedores Plínio Cabral, na 3ª edição, em 2003, com o livro O riso da agonia; Chico Buarque de Hollanda - 4ª edição, 2005, com o romance Budapeste; e Mia Couto – 5ª edição, 2007, com a obra O outro pé da sereia.
O Prêmio foi criado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo por meio da Lei nº 3.366, de 28 de agosto de 1998. É uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, tendo como finalidade promover a cultura e homenagear os melhores romancistas contemporâneos de língua portuguesa, além de estimular a leitura de suas obras e o debate crítico sobre elas.
Assessoria de Imprensa Jornadas Literárias
Em Passo Fundo: Assessoria de Imprensa UPF