Censo escolar: escolas devem enviar dados até 14 de agosto
Gestores de escolas públicas e privadas da educação básica têm prazo até 14 de agosto para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os dados do censo escolar. É com base nas informações do censo que as escolas recebem recursos do governo federal para diversos programas, entre eles, a merenda escolar e os livros didáticos.
Aberto prazo para adesão ao programa Brasil Alfabetizado
Os estados, o Distrito Federal e os municípios têm prazo até 4 de setembro para aderir ao programa Brasil Alfabetizado e informar ao MEC as metas de alfabetização de jovens e adultos nas áreas urbanas e rurais. Além dos alunos a serem atendidos, as secretarias de educação devem informar o número de alfabetizadores, de tradutores-intérpretes da língua brasileira de sinais (libras) e de coordenadores de turmas. Confira os passos na Resolução nº 32/2011.
Estados e municípios devem planejar as ações para 4 anos
O Ministério da Educação abriu o módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o período 2011-2014. É nesse módulo que as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação devem apresentar o diagnóstico das suas redes e fazer o planejamento para os próximos quatro anos. Recursos para projetos como a construção de escolas de educação infantil e de quadras de esportes cobertas, aquisição de ônibus para o transporte escolar, formação inicial e continuada de professores devem constar do PAR para recebe recursos federais. Conheça o PAR.
MEC Assessoria de Imprensa