Com isso, o programa irá proporcionar ao aluno a vivência em atividades de pesquisa, contribuindo para o conhecimento científico e a participação em projetos de pesquisa com o objetivo de estimular a experiência científica, preparando-os e estimulando-os para a continuidade dos estudos em cursos de graduação da Universidade.
A idéia do Programa, segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, é possibilitar que alunos do ensino médio possam ter um primeiro contato com a Universidade por meio da vivência e da iniciação à pesquisa. “Havíamos solicitado 10 bolsas e tivemos o pedido integralmente atendido pelo CNPq”, conta Silveira. “É um incentivo para que, no futuro, como estudante da Unisc, ele possa dar continuidade a sua carreira como pesquisador”, complementou.
O Programa foi apresentado no dia 30 de setembro para a direção da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira e para a imprensa. Na ocasião, o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, afirmou que a ampliação do número de bolsas para estudantes, financiadas por órgãos externos, é uma das maiores conquistas dos últimos anos.
Já a coordenadora de Pesquisa da Instituição, professora Andréia Rosane de Moura Valim, destacou que o Pibic - Ensino Médio irá despertar novos talentos na Iniciação Científica. “É um orgulho para nós oferecer este Programa”, disse. A vice-diretora da Escola Ernesto Alves, Carla Silva, falou da honra do estabelecimento de ensino em ter sido convidada para mais esta parceria. “É uma grande oportunidade para nossos estudantes e um desafio para a Universidade”, concluiu.
Para concorrer à bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, no primeiro ou segundo ano do ensino médio, e possuir freqüência igual ou superior a 80%. Também deve ter o compromisso de dedicar-se a oito horas semanais em atividades de pesquisa na Unisc, de acordo com o plano de trabalho apresentado para a bolsa, e não ter vínculo empregatício.
O período de inscrição de projetos por docentes na Unisc é de 7 a 20 de outubro, com período de seleção que vai de 21 a 29 do mesmo mês. A divulgação dos projetos contemplados ocorrerá no dia 1º de novembro, no site www.unisc.br/pesquisa, e a seleção dos bolsistas será realizada de 1º a 5 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7341.
Bolsas
Conforme Thomé, a Universidade vive um momento histórico em relação a bolsas de estudo, com três programas que beneficiam públicos distintos. Além do Pibic - Ensino Médio, há o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Com 50 vagas, é voltado para os professores da rede estadual que não têm formação na área de atuação.
Já o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsa integral para 100 estudantes das licenciaturas, que atuarão nas escolas que obtiveram nota baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Tanto os alunos quanto os professores conseguem obter qualificação por meio das bolsas de ensino e pesquisa”, comentou o reitor. “Este é um movimento nacional do qual a Unisc faz parte.”
Cronograma:
Período de Inscrição de Projetos por docentes na Unisc: 7 a 20 de outubro
Período de Seleção: 21 a 29 de outubro
Divulgação dos Projetos Contemplados: 1º de novembro, no site www.unisc.br/pesquisa
Seleção de Bolsistas: 1º a 5 de novembro
Vigência da Bolsa: novembro de 2010 a setembro de 2011
Assessoria de Imprensa - Unisc