Para participar do programa, o candidato a professor-visitante deve ter doutorado concluído há no mínimo dez anos ou qualificação equivalente notoriamente reconhecida; estar aposentado ou oficialmente licenciado no momento da outorga da bolsa; ter experiência comprovada com as exigências requeridas para a condição de professor-visitante e, sendo brasileiro, ter currículo atualizado na Plataforma Lattes; ter sido professor e pesquisador de reconhecida competência em sua área.
As propostas, antes de aprovadas e homologadas pela Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes, serão analisadas pela área técnica e por um comitê científico especificamente instituído. O resultado deve ser divulgado em outubro e as bolsas, implementadas a partir de 1º de novembro, por dois anos, prorrogáveis por igual período. O programa prevê, para o professor-visitante, bolsa no valor de R$ 8.905,42 e passagem aérea (ida e volta), paga uma única vez, entre a cidade de residência e a do campus de atuação.
Para se inscrever no programa, cujo edital foi publicado no Diário Oficial da União (seção 3, página 26) de quarta-feira, 1º de setembro, o candidato deve enviar propostas, até o dia 30 próximo, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e, em impresso, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Coordenação de Programas de Qualificação de Quadros Docentes. SBN, quadra 2, lote 6, bloco L, 10° andar. CEP 70040-020, Brasília, DF.
Mais informações pelo telefone (61) 2022-6259.
Assessoria de Imprensa da Capes