O Pibid oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando a sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. "Ficamos muito felizes com a aprovação. A iniciativa contribui para a melhoria da educação básica e dos professores que irão atuar nela, além de potencializar os diálogos entre universidade e educação básica", avaliou a professora Lorene dos Santos, coordenadora institucional do Pibid na PUC Minas. De acordo com ela, os estudantes serão supervionados por 20 professores que atuam em 5 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (escolas conveniadas), além dos coordenadores de área da Universidade.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. "Além de contribuir com a formação dos bolsistas, o Programa potencializa a produção de conhecimentos e promove uma valorização das licenciaturas da PUC Minas, sendo de grande importância para a Universidade", afirma Lorene.
A escolha das licenciaturas se deu em consonância com as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Educação, mas a expectativa, segundo a professora, é de que nos próximos editais outros cursos de licenciatura também possam ser contemplados.
Modalidades
São quatro modalidades de concessão de bolsas: bolsistas de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena; bolsistas de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais; bolsistas coordenadores institucionais de projeto e bolsistas coordenadores de áreas de conhecimento, para docentes das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Outras informações podem ser obtidas no edital do programa, disponível no site www.capes.gov.br/ educacao-basica/capespibid.
Assessoria de Imprensa
PUC Minas