As propostas devem ser inéditas no Brasil e não podem ter sido aplicadas comercialmente. Devem também ter como principal requisito o desafio de apresentar práticas inovadoras e levar as informações de maneira clara para a sociedade.
O prêmio é aberto à participação de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino.
Podem participar estudantes de cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, graduação ou pós-graduação (lato sensu), devidamente matriculados no ano letivo de 2010, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino.
Podem se inscrever na categoria pesquisador: estudantes nos níveis mestrado, doutorado ou pós-doutorado matriculados no ano de 2010 em instituições brasileiras; e pesquisadores já formados nos níveis mestrado, doutorado ou pós-doutorado, com tese concluída a partir de 2007 em instituições brasileiras.
O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 12 mil (pesquisador) e R$ 6 mil (estudante), além de viagem para participar de evento internacional e nacional, respectivamente, relacionadas aos temas do concurso, a ser realizada em 2011. Os segundos e terceiros colocados de ambas as categorias ganharão um notebook cada.
Mais informações: www.premiomonsanto.com.br
Agência FAPESP