Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Alunos da 5ª fase de Jornalismo da Unisul de Tubarão, orientados pelo professor da disciplina de Audiovisual, Rafael Matos, desenvolveram matérias televisivas para participar do Concurso Universitário de Jornalismo, da rede de televisão norte-americana Cable News Network (CNN). Para o educador, o concurso é muito importante. “É uma oportunidade de participar de um concurso que tem bons avaliadores, permite visibilidade aos estudantes, conhecer o nível dos outros universitários e também enquadrar-se dentro de um regulamento.
As regras podem mudar de uma emissora para outra, assim como os regulamentos de concursos que têm as suas peculiaridades”.

Aberto a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Jornalismo de universidades brasileiras, devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o concurso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes e premiá-los pelo desempenho na elaboração de matérias televisivas, as quais são de caráter exclusivamente cultural.

O concurso é anual, as inscrições são realizadas gratuitamente no hotsite <www.concursocnn.com.br>, onde o candidato preenche a ficha de cadastro/inscrição disponível, indicando a universidade em que estuda e um professor-orientador. Serão selecionadas dez matérias finalistas.

Em 2010, o concurso tem como tema "Minha Cidade, Minha Vida, Uma Atitude”. A proposta é buscar assuntos, histórias, ações sociais relevantes para a sociedade, que sejam independentes de orgãos públicos ou privados.

A estudante do 5º semestre Fabíola Oliveira acha muito importante participar de concursos como o da rede de televisão norte-americana CNN. “Você é desafiada a cumprir regras, como tema específico, duração do vídeo, não poder mostrar nome de instituição. Aspectos que o mercado de trabalho vai cobrar de você no futuro”.

A acadêmica relata que gostou muito do tema proposto, apesar da dificuldade em encontrar uma história que se enquadrasse. “Primeiro porque é de extrema importância mostrar que existem pessoas que se preocupam com o lugar onde vivem, lutam para melhorá-lo, e segundo porque dificilmente ações como essas são mostradas nos telejornais locais. A imprensa deveria dar mais valor para essas ações independentes que melhoram a vida de muitas pessoas”.

A também acadêmica do 5º semestre de Jornalismo Lisiane Back, que desenvolveu uma matéria http://www.youtube.com/ watch?v=yUM6HRJKUds  sobre reciclagem com recursos naturais, concorda com a colega Fabíola e enfatiza a relevância do tema proposto, a importância de desenvolver boas matérias, ajudar as pessoas, fazer a notícia chegar a quem não tem muitas oportunidades. “O Jornalismo proporciona muito mais que apenas um trabalho. Só tem sucesso aquele que ama o que faz”.

Para o julgamento das matérias, serão formadas duas Comissões Julgadoras, denominadas “Comissão de Triagem” e “Comissão de Premiação”. Cada comissão será composta por um mínimo de três profissionais ligados à área de Jornalismo.

A pré-seleção das matérias será realizada entre os dias 19 e 26 de julho de 2010, por duas Comissões de Triagem, que terão o papel de selecionar as 10 melhores matérias, as quais serão publicadas no hotsite do concurso por período indeterminado. A partir daí serão julgadas pela Comissão de Premiação, que irá selecioná-las e indicar os vencedores.

O ranking das três melhores matérias, que será levado à apreciação da CNN, vai ser formado entre os dias 27 de julho e 4 de agosto de 2010, pela Comissão de Premiação, composta por profissionais renomados: a jornalista e apresentadora do Jornal da Record, Ana Paula Padrão, o jornalista da Rede Globo Maurício Kubrusly e pela também jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum.

No dia 12 de agosto de 2010, durante o evento de premiação promovido pela CNN Internacional em São Paulo, as matérias serão avaliadas conforme os critérios de conceito, passagem, off, sonora, criatividade e originalidade.

Os autores das dez melhores matérias selecionadas pela Comissão de Triagem receberão diploma de menção honrosa por reconhecimento ao esforço e resultado demonstrado.

Já aos autores das três melhores matérias serão concedidos prêmios diferentes, de acordo com a classificação. O 1º colocado ganhará troféu e uma viagem de três dias para Atlanta (EUA), para visitar os estúdios da CNN. O 2º e o 3º colocado ganharão troféu e exibição da matéria premiada no hotsite do concurso.

Fabíola comentou da expectativa do vídeo < http://www.youtube.com/watch?v=N5lkX69761I> produzido por ela ser o premiado. “É grande, porque quem for premiado em um concurso como esse, com certeza, terá muitas portas abertas no mercado de trabalho. Além de conhecer os estúdios de uma das emissoras mais conhecidas do mundo, ter um prêmio desses no currículo é de encher os olhos de qualquer empregador. Sem contar a possibilidade de viajar para o exterior e fazer contato com os profissionais da área”.

A instituição de Jornalismo que tiver o maior número de trabalhos enviados e confirmados como válidos receberá como prêmio um "kit reportagem" e os professores-orientadores dos autores das três melhores matérias também receberão como reconhecimento uma placa de menção honrosa.

Matos acrescenta ainda sobre a importância do empenho dos acadêmicos e que o concurso, além de premiá-los, ajuda a mostrar que os jornalistas precisam olhar para o lado e enxergar aquilo que não é óbvio. “Tem muita gente na sociedade fazendo algo de bom para os outros e estas histórias precisam ser contadas. Gostaria de ver mais motivação entre os alunos. Existem outros concursos que podem ter a participação dos estudantes. Existem muitas oportunidades por aí. É só procurar”.

Assessoria de Imprensa
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina