Os critérios incluem diploma na área, experiência profissional, conhecimento de francês - idioma oficial do Québec - ou disposição em aprendê-lo antes de imigrar e idade de preferência até 35 anos.
O programa não garante emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho. “O recém-chegado tem acompanhamento para elaboração de currículos e de cartas de apresentações. Se necessário, há ainda aulas gratuitas para aperfeiçoamento do francês”, destaca Soraia Tandel.
A área química no Québec experimenta um processo de expansão e busca renovar e ampliar a mão-de-obra qualificada. É possível encontrar vagas na indústria ambiental e em companhias petroquímicas, de agroindústria, tecnologia, minas e metalurgia.
As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante. O imigrante tem todos os direitos de um cidadão canadense, exceto passaporte e participação nas eleições. Entre os direitos estão assistência médico-hospitalar, previdenciária e até 14 salários/ano, entre outros benefícios extensivos a familiares (esposa e filhos).
O Governo do Québec possui parceria com várias Alianças Francesas para o aprendizado do francês. O candidato a imigração poderá ter o valor de seu curso de francês reembolsado em até 1.500 $CA depois que chegar no Québec.
“Todos os selecionados saem do Brasil com o Visto de Residente Permanente, que permite morar e trabalhar legalmente na maior província do Canadá. E, após três anos de residência, podem solicitar cidadania com direito a passaporte canadense”, salienta Soraia Tandel, diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo.
Os profissionais brasileiros interessados em participar do processo de imigração do Québec podem se informar através do site: www.imigrarparaquebec.ca. No site é possível também inscrever-se em uma palestra oferecida pela Escritório do Québec e fazer o teste online para verificar as possibilidades de ser selecionado pelo Québec.
Acesse www.imigrarparaquebec.ca e www.emploiquebec.net