
Seguido de Arapiraca, as unidades acadêmicas do Campus Maceió farão a seleção de seus professores na segunda semana de junho para o preenchimento de 59 vagas. São muitos candidatos de várias partes do país disputando as 103 vagas, através de prova teórica, prática e análise do currículo.
As bancas examinadoras são formadas por três pessoas: um convidado e dois professores da Universidade. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), responsável por executar as ações, fortalece sua estrutura envolvendo servidores e bolsistas em todo esse processo. Durante a tarde da quinta-feira, 20, professores de diversas unidades acadêmicas responsáveis pelo processo seletivo estiveram reunidos para verificar os últimos detalhes que do que irá acontecer na próximas semanas.
Ano de concursos
Em 2010, são 109 vagas apenas para atender ao Plano de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) e ao preenchimento de vagas da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “A essas vagas se somarão outras, com o intuito de repor as vagas deixadas por servidores que se aposentam”, ressalta João Paulo, coordenador de Processos Seletivos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). Ele ainda explica que “a lei não impede que façamos concursos no ano eleitoral, apenas a nomeação de servidores tem prazos a ser cumprido”, ressalta.
A Progep é responsável pela organização dos concursos públicos através da publicação de editais e acompanhamento dos concursos, também realiza treinamentos, capacitação de servidores e reuniões com os examinadores. Só em 2010 já foram publicadas 91 editais pela Ufal, compreendendo seleção de professores substitutos e efetivos, além da homologação de resultados, mas, segundo João Paulo, existem dificuldades na hora de preenchimento das vagas, pois além da reprovação de candidatos com desempenho abaixo da expectativa, o grande volume de concursos em âmbito nacional faz com que o número de mestres e doutores formados anualmente torne-se insuficiente para atender a demanda.
Inscrições abertas
Ainda estão abertas as inscrições para concursos para o preenchimento de mais seis vagas para professor assistente do Campus Arapiraca. As provas, que terão início a partir do dia de 16 de junho, devem contemplar cinco áreas de estudo, são elas: Ensino de Química, Produção de Suínos e Bioclimatologia, Farmacologia, Psicologia Clínica e Matemática. Veja editais. (http://www.copeve.ufal.br/ concursos/index.php)
Assessoria de Comunicação/Ufal