O Reitor Jesualdo Farias explicou que a dificuldade reside no fato de as Casas consistirem em projeto de extensão, não sendo reconhecidas pelo MEC como "colégio de aplicação" – escolas de Educação Básica vinculadas a universidades, que recebem do Ministério uma cota de vagas de professores. "Como, agora, o MEC liberou essas nove vagas, estamos esperançosos de que o entendimento deles tenha mudado. Acho que esse concurso abre portas", comemorou o Reitor.
Atualmente, o quadro docente das Casas de Cultura é composto de 37 professores efetivos e 27 substitutos. As novas vagas reduzirão para 18 o número de substitutos.
INSCRIÇÕES - As inscrições para o concurso vão até 15 de junho. As vagas estão distribuídas de acordo com os setores de estudo: "Língua e Cultura Inglesa" – três vagas; "Língua e Cultura Francesa" – três; "Língua e Cultura Alemã" – uma; "Língua e Cultura Italiana" – uma e "Língua e Cultura Espanhola" – uma vaga. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Podem participar do certame candidatos graduados em Letras, na modalidade "Licenciatura Plena", com habilitação na língua do setor de estudo pretendido. O processo seletivo constará de provas escrita, didática e de títulos.
A inscrição pode ser feita de forma presencial ou por procuração, na secretaria da Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira (Av. da Universidade, 2683 – Bloco Didático das Casas de Cultura Estrangeira – Benfica), de 8h às 11h e de 14h às 17h.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital Nº 142/2010, disponível no endereço eletrônico www.srh.ufc.br/editais.htm.
Fonte: Coordenação Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC