Com isso, as Instituições de Ensino Superior solicitam uma cota de Bolsas de Iniciação Científica, mediante o envio de projeto, avaliado pela Fundação a partir de critérios preestabelecidos, como a capacidade de formação de recursos humanos e o histórico de iniciação científica, os programas de pós-graduação oferecidos reconhecidos pela Capes, a capacidade de formação de recursos humanos e o histórico de iniciação científica. De posse da cota a instituição fará a seleção dos bolsistas, com a supervisão da Fapergs, ficando a Fundação responsável pelo pagamento direto aos bolsistas. Em março, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Jorge Audy, recebeu o comunicado do CTA da Fapergs sobre a concessão das 70 Bolsas solicitadas no projeto enviado.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica busca despertar e desenvolver o interesse de estudantes de graduação pelas atividades de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e especialidades; propiciar aos estudantes a formação científica e tecnológica e facilitar a interação entre os professores e pesquisadores com estudantes interessados na carreira de pesquisador. Também quer estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais qualificados.
Processo de Avaliação e Seleção dos Projetos:
Avaliação pelo Comitê Institucional Interno, a ser designado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de 12 a 20 de maio.
Avaliação pelo Comitê Externo, composto por professores convidados de outras Instituições, com Bolsa de Produtividade do CNPq, no período de 21 a 31 de maio.
A análise dos projetos será realizada por uma Comissão Interinstitucional constituída pela Comissão Institucional da PUCRS e um Comitê Externo.
No que se refere aos Critérios de Avaliação, os projetos submetidos serão avaliados considerando os seguintes critérios que compõem a ficha de avaliação on-line.
Quanto ao projeto:
Apresentação/Estrutura formal
Clareza dos objetivos/alcance
Consistência do projeto
Metodologia adequada aos objetivos
Relevância e atualidade do tema
Quanto ao orientador:
Produção científica na Área de Conhecimento da pesquisa proposta
Produção científica continuada
Quanto ao Plano de Atividades do Bolsista:
Exequibilidade de acordo com o cronograma proposto
Adequação ao projeto.
Informações detalhadas sobre o Edital podem ser obtidas no site www.pucrs.br/prppg, no link de Pesquisa, opção Iniciação Científica, ou diretamente no Espaço Iniciação Científica, sala 111 do prédio 15, na Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), ou pelo telefone (51) 3353-7719.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM